Search Engine Optimization - SEO

Antes de abordarmos ao certo o que é o SEO (Search Engine Optimization) vamos fazer a seguinte questão: O que é que faz um motor de pesquisa?

Antes de começarmos a otimizar o nosso site, é muito importante compreender o que é um motor de pesquisa faz ao certo.

Motor de pesquisa – terminologia

Frequentemente em vez de motor de pesquisa, dizemos Google. Sim, existem muitos outros motores de pesquisa, como o Bing e o Yahoo a nível internacional, ou o Sapo e o Aeiou a nível nacional. Mas o Google praticamente domina o mercado dos motores de pesquisa, e todos os outros funcionam de forma semelhante.

Então, o que é que o Google faz?

Como é que o Google encontra o meu website?

Os motores de pesquisa como o Google seguem hiperligações. Seguem as ligações de uma página web para outra página web. Um motor de pesquisa como o Google é constituído por um “crawler”, um índice e um algoritmo. O crawler segue as hiperligações na Internet. Anda por toda a Internet 24 horas por dia, 7 dias por semana. Vai guardando versões das páginas em HTML numa base de dados gigante, chamada de índice. Este índice é atualizado se o Google chega ao nosso website e encontra conteúdo novo ou revisto. Dependendo do tráfego no nosso site e da quantidade de vezes que lhe fazemos alterações, o Google vem visitar-nos com maior ou menor frequência.

Para que o Google saiba da existência do nosso Website, é necessário que exista um link para ele a partir de outro site que esteja já no índex – um site que seja já conhecido. Ao seguir esta ligação inicia-se a primeira sessão do crawler e é guardada a informação inicial no índex.

O algoritmo secreto do Google

Depois de ter sido indexado, o Google pode mostrar o nosso website nos resultados da pesquisa.

O Google tem um algoritmo específico que decide que páginas são mostradas e por que ordem. A maneira como este algoritmo funciona é um segredo. Ninguém sabe exatamente quais os fatores que decidem o ordenamento nos resultados de pesquisa. Além disso, os fatores e a sua importância variam frequentemente. Fazer testes e experiências dá-nos uma ideia relativamente fidedigna desses fatores e das alterações no mesmo.

Página de resultados do Google

A página de resultados do Google mostra 7 a 10 hiperligações para os sites que melhor se adequam à nossa pesquisa. Referimo-nos a esses resultados como sendo os resultados de pesquisa orgânica. Se clicarmos na segunda página, serão mostrados mais resultados. Por cima destas hiperligações, na maior partes das vezes, aparecem duas ou três ligações pagas. Estas hiperligações são anúncios. As pessoas pagam à Google para colocar estas ligações no topo do site quando alguém pesquisa por um determinado termo. Os preços destes anúncios variam bastante, dependendo da competitividade do termo a pesquisar. Da mesma forma, anúncios semelhantes podem também aparecer à direita da página de resultados do Google.

O valor das hiperligações para os motores de pesquisa

É muito importante que tenhamos uma compreensão básica de como o Google e a maioria dos outros motores de pesquisa utilizam as hiperligações: utilizam as que apontam para determinada página para determinar a importância da mesma. Tanto os links internos (do nosso próprio website) como os links externos (a partir de outros websites) podem ajudar a aumentar o ranking de um website no Google. No entanto, algumas hiperligações são mais importantes do que outras: hiperligações a partir de websites que têm muitas hiperligações para eles próprios são, na generalidade, mais importantes do que hiperligações de pequenos websites com poucas ligações externas.

Pesquisa universal

Próximo dos resultados orgânicos e pagos, o Google apresenta também outros itens, como imagens e vídeos nos seus resultados. Esta funcionalidade é chamada de pesquisa universal.

O que é o SEO (Search Engine Optimization)?

Posições elevadas nos resultados das pesquisas orgânicas

O Search Engine Optimization é a atividade que tem como objetivo otimizar websites para que estes apareçam numa posição elevada nos resultados das pesquisas orgânicas. Para isto, o SEO tenta fazer com que o website esteja otimizado para o algoritmo do Google. Apesar do algoritmo do Google permanecer secreto, a experiência que temos em SEO faz com que tenhamos uma ideia bastante clara dos fatores que o influenciam. No nosso ponto de vista, os fatores que influenciam o algoritmo do Google podem ser divididos em duas categorias:

  1. Existem fatores internos à página que decidem o ranking do nosso website. Estes fatores incluem caraterísticas técnicas (por exemplo a qualidade do nosso código) e caraterísticas mais textuais (por exemplo a estrutura do site e do texto, assim como a utilização de determinadas palavras).
  2. Existem também fatores externos à página. Estes fatores incluem as hiperligações para o nosso site. Quanto mais relevantes forem os sites que ligam ao nosso, maior será a posição no ranking do Google do nosso site.

Na W3Experts utilizamos as boas práticas de SEO em todas as etapas dos projetos que com que deparamos. Se precisar da nossa colaboração para o/a ajudarmos a fazer o mesmo, contacte-nos!