Estrutura do Website

Vamos agora abordar como podemos definir ou melhorar a estrutura do website.

Porque é que a estrutura do website é importante?

Em publicações anteriores, no Básico do SEO e na Estratégia das palavras-chave, abordamos o tema da pesquisa de palavras-chave. Para quem quer melhorar a posição do seu website no ranking para uma determinada pesquisa, faz todo o sentido pensar em palavras-chave. Mas, o que é a estrutura do nosso website tem a ver com a nossa posição no ranking do Google? Para muitas pessoas, isso não é muito claro. Vamos então ver a importância que possuir uma boa estrutura no website tem. Abordaremos qual é a estrutura ideal e como podemos melhorar a nossa estrutura atual.

Uma boa estrutura está bem dividida em categorias, e as páginas dentro de cada categoria só possuem ligações para outras páginas com o mesmo tópico.

Duas razões pelas quais a estrutura de um website é importante.

Existem duas razões para a estrutura do website ser um fator importante na obtenção de uma boa posição no ranking de uma pesquisa:

  1. Uma estrutura bem concebida faz com que o Google “compreenda” o nosso site.

A forma como o nosso site está estruturado dá ao Google pistas importantes sobre onde encontrar o conteúdo mais relevante. A estrutura do website determina se um motor de pesquisa compreende sobre o que trata o nosso site, e determina quão facilmente indexará conteúdo importante para o tema do nosso website. Assim, uma boa estrutura pode levar a uma posição mais elevada no ranking do Google.

Ao criar uma boa estrutura, utilizamos o conteúdo que escrevemos e que atraiu links de outros sites para ajudar outras páginas a terem também uma boa posição nas pesquisas. A estrutura do nosso site pode ajudar a espalhar algum do tráfego proveniente desses links para outras páginas do nosso site. Num site comercial isto significa que podemos utilizar o conteúdo de qualidade que escrevemos para fazer subir no ranking dos motores de pesquisa também as nossas páginas de vendas.

  1. Uma estrutura bem elaborada faz com que não entremos em competição com o nosso próprio conteúdo.

No nosso blog ou website, é possível que escrevamos múltiplos artigos acerca de tópicos semelhantes. Se escrevermos por exemplo oito artigos sobre SEO, o Google não sabe qual deles é o mais importante. Se não resolvermos isto com a estrutura do nosso site, estaremos a competir com os nossos próprios artigos por uma posição elevada no ranking do Google. Resolvermos esta questão com uma boa estrutura interna de hiperligações terá como resultado uma posição ainda mais elevada nos rankings.

A estrutura ideal para um website

Em teoria, devemos contruir o nosso website como uma pirâmide. No topo da pirâmide está a nossa página principal e por baixo desta estão várias outras páginas (categorias). Estas páginas por sua vez tem ainda mais páginas por baixo.

Palavra-chave a destacar e estrutura do website

Algumas pessoas são da opinião que cada publicação se deve focar num única palavra-chave. Esta não é a nossa posição. Somos da opinião que cada publicação se deve focar numa palavra-chave diferente. Consequentemente, as publicações relacionadas devem ser ligadas entre si.

Estratégia das palavras-chave e estrutura do site

A nossa estratégia das palavras-chave e a forma como estruturamos o nosso website deve estar ligada. Na estratégia de palavras-chave, devemos pensar só nas palavras-chave mais comuns e competitivas, mas também nas palavras-chave de nicho.

Uma dicotomia semelhante deve ser utilizada na estrutura do nosso site. Páginas que se focam em termos de pesquisa mais comuns devem aparecer num nível mais elevado da nossa pirâmide, enquanto páginas otimizadas para palavras-chave mais de nicho devem aparecer na parte inferior da nossa estrutura. Estas páginas de nicho devem estar corretamente ligadas às páginas superiores da pirâmide.