Palavras chave
O que é que é a pesquisa das palavras-chave?

A pesquisa das palavras-chave pode ser definida como a atividade que empreendemos para obter uma lista extensiva das palavras através das quais queremos ser encontrados. A estratégia das palavras-chave pode ser definida como o conjunto de todas as decisões que tomamos para fazer a pesquisa das mesmas.

A pesquisa de palavras-chave é a base de todo o marketing de pesquisa. Começa com a explicação do que utilizando a linguagem que a nossa audiência utiliza. Esta pesquisa ajuda-nos a descobrir porque que palavras deveríamos ser procurados, ou pelo menos que desejaríamos ser procurados.

Porque é a pesquisa de palavras-chave importante?

Uma boa pesquisa de palavras-chave tornará claro o conjunto de termos que são utilizados pela nossa audiência. Só isto já é de grande importância. Na W3Experts, encontramos frequentemente empresas que utilizam um conjunto específico de palavras quando se referem aos seus produtos, mas os seus clientes utilizam um conjunto de palavras completamente diferente. Estar a otimizar um website para palavras que as pessoas não utilizam, simplesmente não faz sentido. Fazer uma boa pesquisa de pesquisa de palavras-chave garante-nos que utilizamos as palavras que a nossa audiência alvo utiliza, o que faz com que todo o esforço de otimização do nosso website faça sentido.

Palavras-chave e expressões-chave

Tendemos a utilizar a expressão “palavra-chave” a maior parte das vezes, mas isso não significa que seja mesmo só uma palavra. Por exemplo “SEO para WordPress” pode também ser considerada uma palavra-chave, assim como “plugin para o Google Analytics”. É possível ter palavras-chave que contenham várias palavras. A estes conjuntos de palavras-chave referimo-nos a expressão-chave, ou simplesmente palavra-chave.

Devemos ter em consideração se as palavras-chave são as apropriadas para o nosso website.

Temos que nos assegurar que somos encontrados pelos termos que melhor se adequam ao nosso website. Se otimizássemos o site da W3Experts para obter bons resultados quando alguém pesquisasse por sapatos de ballet, quando alguém aqui chegasse através dessa procura, iria ficar bastante desapontado. Provavelmente voltariam instantaneamente para o Google. Obter um bom resultado no ranking para pesquisas por sapatos de ballet, no nosso caso, apenas aumentaria a taxa de rejeição. E… uma elevada taxa de rejeição diz ao Google que as pessoas não estão a encontrar o que procuram baseadas naquele termo de pesquisa. Isto inevitavelmente levaria a uma descida na posição do ranking em sapatos de ballet para o nosso site, tornando todo o trabalho infrutífero. (o que é perfeitamente justificado, pouco percebemos sobre sapatos de ballet).

Devemos repetir com regularidade a nossa pesquisa de palavras-chave!

A pesquisa de palavras-chave é uma atividade que devemos empreender com regularidade. Se tivermos uma definição clara acerca do produto ou serviço que queremos “vender” com o nosso website, devemos ser capazes de encontrar não só as palavras, mas também palavras relacionadas para tornar o nosso fantástico site ainda mais simples de ser encontrado. À medida que o nosso produto e o nosso mercado evoluem, a nossa estratégia de palavras-chave deve fazer o mesmo.

Devemos assemelhar o nosso vocabulário ao vocabulário da nossa audiência

As palavras-chave em que vamos querer focar o nosso SEO devem assemelhar-se ao vocabulário da nossa audiência. Para encontrarmos as palavras mais apropriadas, devemos conseguir adivinhar o que é que se passa nas cabeças das pessoas que procuram o nosso site. Quais são os termos que essas pessoas utilizam? Como é que as pessoas procuram? A que questões é que o nosso site responde? Devemos criar uma lista de todos os termos de pesquisa que as pessoas podem utilizar e pensar em combinações e nuances desses termos de pesquisa.

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave a utilizar

Fazer esta lista não é uma tarefa fácil. Até há uns anos atrás, fazer a pesquisa de palavras-chave era muito mais simples. Podíamos simplesmente verificar no Google Analytics quais os termos que as pessoas utilizavam para encontrar o nosso site. Infelizmente, tal já não está disponível. Ficamos assim um pouco às escuras acerca dos termos que as pessoas utilizam nos motores de pesquisa para encontrar o nosso website. Felizmente, existem ainda outras ferramentas que podem tornar a nossa pesquisa por palavras-chave um pouco mais simples:

Google Adwords Keyword Planner

Traduzido como Planeador de Palavras-chave, esta ferramenta ajuda-nos a encontrar palavras-chave novas ou relacionadas, mas ignora o volume dessas pesquisas. Os dados do volume de pesquisa nesta ferramenta só são realmente úteis para palavras-chave pelas quais estamos a pagar para ser encontrados. De outra forma, estes volumes não são confiáveis. Embora esta não seja uma ferramenta útil para decidir que palavra-chave é mais utilizada pela nossa audiência, o Google Adwords Keyword Planner é uma ferramenta útil para encontrar ideias para potenciais palavras-chave.

Google Trends

O Google Trends permite-nos comparar o tráfego para conjuntos de palavras-chave. Podemos inclusivamente ver a diferença em diferentes regiões geográficas. É importante verificar o Google Trends se desconfiarmos que algumas das nossas palavras são sazonais, por exemplo devido a legislação, férias, feriados, etc.

Conclusão

Estas ferramentas devem facilitar-nos a tarefa de criar uma lista de termos de pesquisa relevantes. Devemos ainda criar “landing pages” fabulosas para as palavras pelas quais queremos ser encontrados. Devemos também pensar em ter páginas ou artigos que sejam agregadores de artigos (ou páginas) sobre um determinado tema. Uma boa estrutura interna de hiperligações completa a nossa estratégia de SEO.

Na W3Experts utilizamos as boas práticas de SEO em todas as etapas dos projetos que com que deparamos. Se precisar da nossa colaboração para o/a ajudarmos a fazer o mesmo, contacte-nos!